Servidores da Web saiba como eles funcionam
Os servidores da Web são os softwares responsáveis por fornecer sites. Aqui está uma breve visão geral de como funciona o servidor da web. Você também vai aprender como os dados são transmitidos entre cliente e servidor.
Um servidor web é um software e hardware que usa HTTP ou Hypertext Transfer Protocol, o que em português significa: Protocolo de Transferência de Hipertexto, para responder às solicitações do cliente feitas pela World Wide Web. Ele também usa outros protocolos para responder às solicitações do cliente feitas solicitações como e-mails, por exemplo. A principal tarefa de um servidor da web é exibir o conteúdo do site por meio do armazenamento, processamento e entrega de páginas da web aos usuários.
Além do protocolo HTTP, o servidor da web também suporta SMTP: Simple Mail Transfer Protocol e FTP: File Transfer Protocol. Estes são respectivamente usados para e-mail, transferência e armazenamento de arquivos.
O hardware do servidor da Web é conectado à Internet e permite que os dados sejam trocados com outros dispositivos conectados, enquanto o software do servidor da Web controla como um usuário acessa os arquivos hospedados. O processo do web server é um exemplo do modelo cliente e servidor. Todos os computadores que hospedam sites devem ter um software de servidor para transmitir dados na web.
Como Funcionam os Servidores da Web?
O software de servidor da Web é acessado por meio de nomes de domínio de sites e garante a entrega do conteúdo do site ao usuário solicitante. O lado do software também é composto por vários componentes, com pelo menos um servidor HTTP. O servidor HTTP é capaz de entender HTTP e URLs. Como hardware, um servidor web é um computador que armazena software de servidor web e outros arquivos relacionados a um site, como documentos HTML, imagens e arquivos JavaScript.
Quando um navegador da web, como o Google Chrome ou Firefox, precisa de um arquivo hospedado em um servidor da web, o navegador solicitará o arquivo por HTTP. Quando a solicitação é recebida pelo servidor web, o servidor HTTP irá aceitar a solicitação, localizar o conteúdo e enviá-lo de volta ao navegador através de HTTP.
Mais especificamente, quando um navegador solicita uma página de um servidor web, o processo segue uma série de etapas.
- Uma pessoa irá especificar um URL na barra de endereços de um navegador da web. O navegador obterá então o endereço IP do nome de domínio e traduz a URL por meio do DNS, que significa: Sistema de Nomes de Domínio, ou pesquisando em seu cache.
- Isso levará o navegador a um servidor da web.
- O navegador solicitará o arquivo específico do servidor da web por meio de uma solicitação HTTP.
- O servidor web responderá, enviando ao navegador a página solicitada, novamente, via HTTP.
- Se a página solicitada não existir ou se algo der errado, o servidor web responderá com uma mensagem de erro. O navegador poderá então exibir a página da web.
Exemplos de servidores da web mais comuns e usados
Principais servidores web incluem:
Apache | O Apache HTTP Server é um servidor da Web gratuito e de código aberto que entrega conteúdo da Web pela Internet . É comumente referido como Apache e, após o desenvolvimento, rapidamente se tornou o cliente HTTP mais popular da web. Este é o padrão para cPanel & WHM e é fácil de configurar e atualizar. |
Nginx | Dito por muitos como um servidor leve e ótimo desempenho. Mas você precisa de conhecimentos mais profundos para administrar. Agora funciona com cpanel & WHM também. |
Microsoft IIS | O Internet Information Services – IIS para Windows Server é um servidor da Web flexível, seguro e gerenciável para hospedar qualquer coisa na Web. |
LiteSpeed | Compatível com os principais painéis de controle de web hosting, o LiteSpeed é um servidor Premium e seu custo o afasta da maioria dos proprietários de sites. O melhor desempenho tem o seu preço! |
Outros servidores da web incluem o servidor NetWare da Novell, o Google Web Server – GWS e a família de servidores Domino da IBM. |
Existem vários servidores da web comuns disponíveis, alguns incluindo:
- Servidor Apache HTTP. Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é um servidor da Web gratuito e de código aberto para Windows, Mac OS X, Unix, Linux, Solaris e outros sistemas operacionais; ele precisa da licença Apache.
- Microsoft IIS. Desenvolvido pela Microsoft para plataformas Microsoft; não é de código aberto, mas amplamente utilizado.
- Nginx. Um servidor da Web de código aberto popular para administradores devido à sua leve utilização de recursos e escalabilidade. Ele pode lidar com muitas sessões simultâneas devido à sua arquitetura orientada a eventos. O Nginx também pode ser usado como servidor proxy e balanceador de carga .
- Lighttpd. Um servidor web gratuito que vem com o sistema operacional FreeBSD. É visto como rápido e seguro, enquanto consome menos energia da CPU.
- Sun Java System. Um servidor web gratuito da Sun Microsystems que pode ser executado em Windows, Linux e Unix. É bem equipado para lidar com sites de médio a grande porte.
[wpsm_box type=”info” float=”none” textalign=”left”]
Sempre que você visualiza uma página web na Internet, está solicitando essa página de um servidor da web. Quando você digita uma URL em seu navegador, ele solicita a página ao servidor da web e o servidor da web envia a página de volta:
[/wpsm_box]
Siga Mais dicas de Servidores da web
Em algumas dicas simples e fáceis de entender, eu vou mostrar como os servidores da web funcionam. Desde a partir do momento em que você digita uma URL, até recebê-la de volta em seu navegador da web.
Estas etapas são criadas a partir do momento que você clica em um link, para abrir um site, ou digita, como já foi mencionado, o URL na barra de endereço do Browser – navegador da web.
Navegador resolve o nome de domínio para um endereço IP
Seu navegador da Web precisa primeiro a saber qual endereço de IP o nome de domínio www.icloud.com.br resolve para. Se ainda não tiver essa informação armazenada em seu cache, ele solicita as informações de um, ou mais servidores DNS, via internet.
O servidor DNS informa ao navegador, para qual endereço IP o nome de domínio está resolvendo. E além disso, mostra também, onde o site está localizado.
Observe que o endereço IP foi atribuído quando o site foi criado pela primeira vez no servidor da web. O IP foi fornecido pelo seu web host.
O navegador solicita o URL completo
Agora que o navegador da Web sabe em qual endereço IP o site está localizado. Então, ele pode solicitar o URL completo do servidor da web.
Servidores da Web envia a página solicitada
O servidor da Web responde enviando de volta a página solicitada. No entanto, se a página não existir, ou ocorrer outro erro, ela retornará a mensagem de erro apropriada. O mais comum é o erro 404, página não encontrada.
Navegador exibe a página da Web
Depois da solicitação e do envio pelo servidor da web, seu navegador da web recebe a página e a processa conforme necessário.
Quando nos referimos a navegadores da Web e servidores da Web dessa maneira, geralmente nos referimos a eles como um cliente – navegador da Web e um servidor – servidor da Web.
Múltiplos Sites em um servidor da web
Ainda sobre a questão de como funciona o Servidor da Web, vale destacar que um Web Server pode ter mais de um site hospedado e geralmente é isso que acontece. Na verdade, muitas empresas de hospedagem hospedam centenas ou até milhares de sites em um único servidor da web. Um exemplo disso é a hospedagem compartilhada em que vários sites estão alocados em um único servidor.
Cada site recebe em tese, um endereço IP exclusivo que o distingue de outros sites na mesma máquina. Esse endereço IP também é usado pelo servidor DNS para resolver o nome do domínio. Também é possível configurar vários sites sem usar endereços IP diferentes. Por isso, eu disse: em tese!
Dessa forma, ele usa cabeçalhos de host e, ou portas diferentes. Isso pode ser útil em um ambiente de desenvolvimento e é bastante fácil de fazer. Uma hospedagem de sites compartilhada, também usa este recurso.
Retornando página não encontrada
Se a página solicitada não for encontrada, o servidor da web enviará o código de erro apropriado de volta ao cliente. Geralmente com uma mensagem associada.
Você pode criar mensagens de erro fáceis de usar e configurar seu servidor para exibir essa página em vez da página de erro comum. Isso pode adicionar um toque agradável ao seu site.
É muito fácil criar páginas de erro personalizadas e configurar seu servidor da Web para usá-las. SE você não está familiarizado com isso, deixe a página de erro padrão.
Utilizando documentos padrão
Se você já criou um site, talvez tenha descobriu que, se tiver um arquivo index, não será necessário especificar o nome do arquivo. Por exemplo, os seguintes URLs carregam a mesma página:
/index.php
Neste exemplo, index.php
é o documento padrão. Você pode configurar seu servidor da Web para que qualquer nome de arquivo possa ser o documento padrão.
Por exemplo: você pode configurar seu servidor da Web para usar index.php
no caso de nenhum nome de arquivo ter sido especificado. Você pode até mesmo especificar documentos padrão diferentes para diretórios diferentes, se desejar.
Usando Certificados SSL em servidores da web
Você pode aplicar certificados SSL em um site por meio do servidor da web. E isso é um item obrigatório nos dias de hoje, para os motores de busca classificarem seu site.
Primeiro, você precisa gerar o certificado sozinho, ou então junto a uma autoridade de certificação – CA. Então, uma vez gerado, você o aplica ao seu site através do seu servidor web. A aplicação de um certificado SSL a um site é uma tarefa direta.
Depois de aplicar um certificado SSL a um site, você pode navegar usando HTTPS, em vez de HTTP. O HTTPS criptografa todos os dados transferidos pela Internet. Isso reduz a possibilidade de algumas pessoas mal intencionadas conseguirem ler as informações confidenciais de seus usuários.
E por fim, para navegar em um site usando HTTPS, basta substituir o HTTP por HTTPS no início do URL na barra de localização de seus navegadores.
Os servidores da web funcionam basicamente assim!