Os 4 Tipos de Armazenamento em Nuvem

Tudo Sobre Armazenamento na Nuvem

Os vários tipos de soluções para armazenamento em nuvem estão sob os muitos serviços em nuvem oferecidos por um provedor online. Eles estão se tornando cada vez mais populares à medida que as empresas mudam de soluções de armazenamento tradicionais e o trabalho remoto se torna mais comum. 

Existem quatro tipos principais de computação e armazenamento em nuvem: nuvens públicas, nuvens privadas, nuvens híbridas e nuvens da comunidade. Existem também três tipos principais de serviços de computação em nuvem: Infraestrutura como serviço (IaaS), Plataformas como serviço (PaaS) e Software como serviço (SaaS).

Os provedores de armazenamento em nuvem gerenciam e mantêm; em todos os tipos de armazenamento em nuvem; os dados transferidos para uma conta online. Os serviços de cloud storage são fornecidos sob demanda na nuvem, com capacidade aumentando e diminuindo conforme necessário. As organizações que optam pelo cloud storage eliminam a necessidade de comprar, gerenciar e manter a infraestrutura de armazenamento interna.

O que é armazenamento em Nuvem?

Os sistemas de armazenamento online, ou serviços em nuvem, como também são conhecidos, incluem todos os tipos de armazenamento em nuvem, permitem que você armazene mídia digital online fazendo o upload via computador ou dispositivo móvel. Embora sejam transferidos e acessíveis pela Web, os dados são fisicamente armazenados em gigantescos servidores, geralmente de propriedade de quem fornece o serviço específico que você usa.

Armazenamento online de acesso instantâneo gratuito

  • Google Drive: 15 GB gratuitos.
  • Caixa: 10GB grátis.
  • OneDrive: 5GB grátis - 1TB para estudantes e assinantes do Office 365. Ver limites com a Microsoft
  • iCloud: 5GB grátis.
  • Dropbox: 2GB grátis, mais 16GB extra.
  • Amazon Drive: 5 GB + photos com Prime.
  • BT Cloud: 5GB-500GB grátis para clientes de BT b'band.

Depois de fazer o download e instalar o software relevante, todos os arquivos que você mover para a pasta backup pré-selecionada serão automaticamente carregados e armazenados na nuvem - em todos os tipos de armazenamento em nuvem. Normalmente, você pode alterar as configurações para que os dados sejam sincronizados com outros dispositivos.

Também é possível acessar seus dados através do seu navegador, acessando sua conta de armazenamento online no site da empresa. Além disso, a maioria oferece aplicativos móveis gratuitos para upload e download de arquivos. E você pode fazer isso nos 4 tipos de armazenamento em nuvem disponíveis até o momento.

Muitos serviços permitem compartilhar suas fotos e documentos com amigos e familiares por meio de links especiais também.

O maior problema com o uso do armazenamento em nuvem é a segurança de dados, pois você está confiando no serviço para manter seus arquivos e documentos protegidos. Todos os tipos de armazenamento em nuvem, são relativamente seguros, mas se sua conta for hackeada, seus arquivos ficam imediatamente disponíveis. Por isso, sempre corrija os riscos antes de fazer o upload de mais arquivos confidenciais.

As empresas de armazenamento em nuvem normalmente usam criptografia para manter suas informações seguras e a verificação em duas etapas para garantir que a pessoa certa tenha acesso à conta. Você pode escolher seus tipos de armazenamento em nuvem, mas a segurança é uma questão prioritária.

A criptografia embaralha seus dados para que qualquer pessoa não autorizada não consiga acessá-los. A força da criptografia está em três níveis, começando em 128 bits, aumentando para 192 bits e com 256 bits como o mais seguro.

O armazenamento na nuvem é um modelo de serviço no qual os dados são mantidos online, armazenados em backup remoto. No entanto, são disponibilizados tipos de armazenamento em nuvem aos usuários em uma rede, normalmente na internet em um provedor de hospedagem.

Quais as principais vantagens do armazenamento em nuvem?

  1. O armazenamento em nuvem permite que indivíduos e empresas armazenem e recuperem arquivos de computador por meio de um dispositivo conectado à Internet.
  2. O tipos de armazenamento em nuvem tem se tornado cada vez mais populares entre indivíduos que precisam de maior espaço de armazenamento e para empresas que buscam uma solução de backup de dados externa eficiente.
  3. Devido à crescente popularidade e uso do armazenamento em nuvem, a segurança em nuvem tornou-se uma grande preocupação para proteger a integridade dos dados, prevenir tentativas de hacking e evitar roubo de arquivos ou identidade.

Quais são os tipos de armazenamento em nuvem?

Existem 4 opções principais de armazenamento em nuvem, baseadas em diferentes modelos de acesso: público, privado e híbrido.

1) Nuvem pública

Os serviços de armazenamento em nuvem pública é um dos tipos de armazenamento em nuvem mais usados, ou talvez o mais utilizado pela maioria das empresas e pessoas. Ele fornecem um ambiente de armazenamento multi locatário mais adequado para dados não estruturados por assinatura. Os dados são armazenados nos centros de dados do provedor de serviços, com dados de armazenamento espalhados por várias regiões ou continentes.

Neste tipo de armazenamento em nuvem, os clientes geralmente pagam de acordo com o uso, semelhante ao modelo de pagamento da concessionária. Em muitos casos, também há taxas de transação com base na frequência e no volume de dados acessados. Este setor de mercado é dominado pelos seguintes serviços:

  • Amazon Simple Storage Service.
  • Google Cloud Storage.
  • Microsoft Azure.

Estas empresas usam praticamente todos os tipos de armazenamento em nuvem, para oferecer aos clientes todas as opções de perfis de armazenagem online.

Vantagens nos tipos de armazenamento em nuvem pública

Os benefícios de usar uma solução de armazenamento em nuvem pública incluem:

Ampla facilidade de acesso – como a interface para a nuvem de armazenamento é feita por meio de um navegador da Web pela Internet, os dados podem ser acessados ​​de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. Os funcionários que trabalham remotamente podem acessar os dados de aplicativos de que precisam.

Escalabilidade – a capacidade de armazenamento pode ser ampliada ou reduzida dinamicamente conforme as necessidades de sua empresa mudam. Não é apenas uma solução de nuvem pública escalável em termos de espaço, mas a maioria dos provedores de nuvem também oferece opções flexíveis de nível de desempenho, o que significa que você pode personalizar seu armazenamento para aplicativos específicos ou demandas de período, conforme necessário.

Acessibilidade – embora haja custos para usar uma nuvem pública, a despesa é muito menor do que o capital e a sobrecarga de gerenciamento do armazenamento local. Mais que tipos de armazenamento em nuvem, sem dúvida!

Manutenção zero – quando você utiliza o armazenamento em nuvem por meio de um provedor público, o provedor assume a responsabilidade de manter e administrar a plataforma, o que significa que os usuários não precisam contratar ou treinar funcionários dedicados ao gerenciamento de armazenamento de dados.

Fácil de implantar – operando por meio de um portal da Web, a configuração de sua nuvem pública é fácil para os usuários fazerem em seus computadores e pode ser concluída em um dia. Também ias fácil que outros tipos de armazenamento em nuvem.

2) Nuvem privada

Um serviço de armazenamento em nuvem privada é um recurso de armazenamento interno implantado como um ambiente dedicado protegido por um firewall. A nuvem privada está ente os tipos de armazenamento em nuvem mais seguros para empresas. As implementações de armazenamento em nuvem privada hospedada internamente emulam alguns dos recursos dos serviços de nuvem pública comercial. Essa opção vem fornecendo fácil acesso e alocação de recursos de armazenamento para usuários de negócios, bem como protocolos de armazenamento de objetos.

As nuvens privadas são apropriadas para usuários que precisam de personalização e mais controle sobre seus dados ou que têm segurança de dados rigorosa ou requisitos regulamentares. Algo superior aos outros tipos de armazenamento em nuvem já conhecidos.

As vantagens nos tipos de armazenamento em nuvem privada

Controle aprimorado e aprimorado – as empresas podem aprimorar seus dados em uma extensão muito maior e estar "mais perto" de seu armazenamento em nuvem devido à sua natureza local e privada, para supervisionar e monitorar seus dados de forma eficaz.

Segurança reforçada – Mais seguro que outros tipos de armazenamento em nuvem, a nuvem privada garante um nível extra de segurança, ao contrário da nuvem pública, hospedando dados críticos dentro de um ambiente protegido que foi criado exclusivamente e é acessado exclusivamente por sua empresa.

Melhor compatibilidade – por meio de aplicativos sincronizados em seu armazenamento em nuvem privada, você experimentará melhor compatibilidade e comunicação entre nuvens, o que significa melhor desempenho e latência reduzida. Aprender mais sobre

3) Nuvem híbrida

Este tipo de armazenamento em nuvem é uma mistura de armazenamento em nuvem privada e serviços de armazenamento em nuvem pública de terceiros, com uma camada de gerenciamento de orquestração para integrar operacionalmente as duas plataformas.

O modelo oferece flexibilidade às empresas e mais opções de implantação de dados. Uma organização pode, por exemplo, armazenar dados estruturados e usados ​​ativamente em uma nuvem privada local e dados não estruturados e arquivados em uma nuvem pública. Um ambiente híbrido também torna mais fácil lidar com picos sazonais ou imprevistos na criação de dados ou no acesso por cloud bursting ao serviço de armazenamento externo e evitando ter que adicionar recursos de armazenamento internos. É uma ótima escolha entre os tipos de armazenamento em nuvem para empresas.

A adoção do modelo de nuvem híbrida aumentou nos últimos anos. Apesar dos benefícios das nuvens híbridas , elas apresentam desafios técnicos, de negócios e de gerenciamento. Por exemplo, cargas de trabalho privadas devem acessar e interagir com provedores de armazenamento em nuvem pública, portanto, compatibilidade e conectividade de rede ampla e confiável são fatores importantes. Um sistema de armazenamento em nuvem de nível corporativo deve ser escalonável para atender às necessidades atuais e futuras. Assim como todos os tipos de armazenamento em nuvem, ele é acessível de qualquer lugar e independente de aplicativos.

As vantagens nos tipos de armazenamento em nuvem híbrida

Flexibilidade e mobilidade – o modelo híbrido permite que as empresas direcionem seus recursos para ambientes de nuvem privada ou pública rapidamente, além de mover dados entre os dois.

Acesso remoto – assim como outros tipos de armazenamento em nuvem, as nuvens híbridas permitem que usuários remotos acessem dados de dispositivos e locais fora do escritório.

Escalabilidade – também como a nuvem pública, a capacidade de armazenamento e o desempenho podem ser ampliados ou reduzidos conforme necessário.

4) Nuvem da comunidade

Armazenamento em nuvem da comunidade é um dos tipos de armazenamento em nuvem mais recentes. Com o armazenamento em nuvem da comunidade, os provedores de nuvem privada oferecem sua arquitetura e software de nuvem para atender aos requisitos de empresas ou comunidades específicas, como uma rede de empresas de saúde.

O modelo de comunidade difere do modelo público na medida em que promove melhor um ambiente personalizável e colaborativo. Por meio de uma nuvem comunitária, as organizações podem desfrutar de uma nuvem colaborativa e distributiva, oferecendo mais recursos de segurança do que o modelo de nuvem pública oferece.

Vantagens nos tipos de armazenamento em nuvem da comunidade

Maior segurança e privacidade – por não ser acessível ao público em geral, as nuvens da comunidade são consideradas, um dos tipos de armazenamento em nuvem mais seguros e correm menos risco de seus dados caírem em mãos erradas.

Mais personalizável – como as organizações com nuvem semelhante precisam compartilhar servidores, as nuvens da comunidade são mais personalizáveis ​​e podem ser configuradas de acordo com as necessidades dessa comunidade/indústria, ao contrário de uma nuvem pública universal.

Custos mais baixos – como o custo de operação e manutenção da infraestrutura é dividido entre todos os usuários, a nuvem comunitária é uma alternativa mais barata ao armazenamento em nuvem privada.

Estas são as nuvens e suas definições:

iCloud Tutoriais
Logo