Smartphones

Armazenamento interno no smartphone, quanto você precisa?

O armazenamento interno do smartphone pode ser uma opção relevante se você usa o seu telefone celular para tirar muitas fotos, guardar muitos arquivos do trabalho e vídeos das viagens de férias. Quando vamos comprar um smartphone a primeira pergunta que fazemos é: Quanto armazenamento interno eu preciso no meu smartphone?

Armazenamento interno no smartphone

Veja a partir deste parágrafo, quanto de espaço em GB você pode precisar para armazenar fotos, vídeos e outros documentos no seu smartphone.

A quantidade de GB do armazenamento interno do smartphone é um dos poucos recursos do telefone que os clientes podem escolher. Por exemplo: você não pode escolher o processador no telefone Samsung mais recente, mas pode escolher entre 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Então vamos fazer a escolha certa.

Sem surpresa, isso realmente se resume a como você usa pessoalmente seu smartphone Android ou seu iPhone. Todo mundo tem hábitos de uso diferentes. Para alguns, 128 GB é suficiente. Outras pessoas podem precisar de até 1 TB (Terabyte) de alguns telefones de última geração.

Quanto armazenamento interno eu preciso no meu smartphone?

Como já dissemos, é só você que decidir quanto armazenamento precisa. Se você está apenas mantendo fotos e vídeos e não está tirando uma quantidade absurda deles, 128 GB com algum armazenamento em nuvem provavelmente será suficiente.

Como alternativa, se você não tira muitas fotos, mas gosta de manter sua biblioteca de músicas localmente, provavelmente também ficará bem com 128 GB. Isso é muito mais fácil de descobrir, pois você pode ver o tamanho da sua biblioteca de músicas.

No entanto, se começar a guardar todas essas coisas deve procurar um smartphone com armazenamento interno maior. Tirar muitas fotos e armazenar todas as suas músicas no dispositivo consumirá armazenamento rapidamente. Jogar muitos jogos grandes e intensivos e baixar arquivos grandes todos os dias vai aumentar, vai aumentar a quantidade de dados armazenada e seu espaço pode ficar insuficiente.

Como regra geral, se todo o seu armazenamento estiver sendo usado em apenas uma dessas áreas, você provavelmente ficará bem com 128 GB. Caso contrário, é hora de gastar um pouco mais em algum armazenamento extra ou liberar algum espaço. Ou ainda, comprar um smartphone com maior capacidade de armazenamento interno.

256 GB é muito espaço de armazenamento para um telefone?

Como já era de se esperar, depende de você como usuário de smartphone. A maioria das pessoas pode se sair bem com 64 GB de armazenamento, enquanto 128 GB é para aqueles que precisam de um pouco de espaço extra para evitar o problema de liberar constantemente o armazenamento do interno do smartphone.

256 GB pode parecer muito espaço de armazenamento para um smartphone no início, mas se você acumula arquivos de mídia, joga jogos com muitos recursos ou cria conteúdo de vídeo ou imagem online, essa opção oferece mais liberdade do que 128 GB. Se algumas desta opções citadas lhe pertence e você tem a liberdade de escolher entre um telefone de 128 GB ou um de 256 GB, escolha a opção de 256 GB. Dessa forma, os problemas de armazenamento interno no seu smartphone pode ser adiada.

Qual é a diferença entre armazenamento e memória do telefone?

A memória do telefone refere-se à RAM (Random Access Memory). A RAM é a parte do telefone usada para armazenar o sistema operacional (SO) e onde os aplicativos e dados atualmente em uso são mantidos.

Já, o armazenamento interno do smartphone (telefone) é usado para armazenar dados como aplicativos, fotos, vídeos e arquivos necessários para o funcionamento do telefone. A RAM é muito mais rápida que o armazenamento do telefone, embora o tipo de armazengem dos dados no smartphone seja em uma memória ROM. Read-Only Memory – ou ROM – é a memória não volátil, o que significa que as informações são permanentemente armazenadas no chip.

Satélites, impressoras, celulares, notebooks e tablets, por exemplo, têm uma ROM embarcada para realizarem tarefas básicas. Eletrodomésticos com funções digitais, como um micro-ondas ou uma máquina de lavar, também trazem esse tipo de memória para que seja possível executar seus principais comandos.

O que são GB – Gigabytes?

GB, significa Gigabyte, que é uma porção da unidade de medida de informação em sistemas de arquivos e dados, bytes e bits, que equivale a 1.000.000.000 (um bilhão) de bytes ou 8.000.000.000 (oito bilhões de bits). Isso depende do conceito de transmissão de dados e, ou armazenamento de dados.

Exemplo do que o armazenamento interno de 128 GB no smartphone pode armazenar

No geral, para a maioria dos usuários casuais de smartphones, a memória do telefone de 64 GB é suficiente, embora muitas pessoas prefiram escolher entre 128 GB e 256 GB. Aqueles que usam o celular ao máximo devem considerar telefones com armazenamento de 512 GB e 1 TB para evitar ficar sem espaço de armazenamento e sofrer com a baixa velocidade do telefone.

Segundo dados informativos no site da Samsung, (em inglês) um smartphone de 128 GB em média pode armazenar:

• 900 fotos
• 60 minutos de vídeo UHD
• 1.000 músicas
• Mais de 100 aplicativos e jogos
• 20 filmes

Lembrando que isso depende muito do tamanho (em Bytes) de cada arquivo. Principalmente aqueles que você importa ou recebe de outros dispositivos, para o armazenamento interno do seu smartphone.

Você pode usar um cartão microSDXC

Se o seu telefone permitir, você pode adicionar um cartão microSDXC, que funciona como armazenamento externo sem afetar o armazenamento interno do telefone. Um cartão microSDXC permite transferir dados do cartão para outros dispositivos. Se você possui um iPhone, infelizmente não será uma opção para você, mas esta solução está disponível para a maioria dos telefones Android.

Aproveite o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é uma ótima maneira de manter o backup de seus dados com segurança, mesmo que você não esteja sem armazenamento. Se você não tiver espaço de armazenamento suficiente, fazer backup de seus dados na nuvem permite que você exclua essas mesmas informações de seu dispositivo. Por sua vez, livrar-se de alguns desses dados o deixará mais próximo de seu armazenamento básico e liberará seu dispositivo para outras coisas.

Os dispositivos Apple se conectam ao iCloud, embora você também possa usar outros serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. Como os dispositivos Apple não possuem um slot para cartão microSD, usar uma solução em nuvem é uma opção útil para aumentar o armazenamento do seu dispositivo.

Os dispositivos Android têm opções como Google Drive, Dropbox e OneDrive para armazenamento em nuvem. Semelhante ao iCloud, esses serviços permitem que você acesse seus dados de vários dispositivos sem ocupar muito espaço interno em nenhum deles.

Libere espaço manualmente

Embora a limpeza dos dados da memória do telefone possa levar algum tempo, ela ajudará o sistema operacional do telefone a funcionar com mais facilidade. Nas configurações do seu telefone, você verá um detalhamento de quanto armazenamento diferentes tipos de dados usam. Você pode acessar seu dispositivo e excluir o que não precisa mais – podem ser fotos, vídeos, mensagens, aplicativos ou outros tipos de dados. Fazer isso regularmente ajudará seu telefone a funcionar com mais suavidade.

Você também pode liberar espaço excluindo os dados de cache em vários aplicativos e navegadores. Lembre-se de que a exclusão de informações em seu cache limpará seus arquivos da Internet, mas pode não causar uma mudança grande o suficiente em sua capacidade de armazenamento para que você perceba. A exclusão dos dados do cache geralmente é tão simples quanto limpar o histórico da Internet. Verifique as configurações dos aplicativos que você usa para ver se eles têm a opção de limpar seus dados.

Editor iCloud

A edição do site icloud.com.br é feita pelo administrador do site. Criamos conteúdo para levar conhecimento aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo