O que é Cloud Managed Services
O termo Cloud Managed Services significa os serviços gerenciados de nuvem. Este termo refere-se à terceirização de gerenciamento de TI diário para serviços baseados em nuvem. E também o suporte técnico para automatizar e aprimorar suas operações comerciais.
Muitas vezes, os departamentos internos de TI não possuem as habilidades para monitorar e manter um ambiente de nuvem efetivamente. Nessas situações, uma empresa contrata um provedor de serviços terceirizados de terceiros para gerenciar a segurança da nuvem, computação, armazenamento, operações de rede, pilhas de aplicativos, fornecedores e muito mais.
![O que é Cloud Managed Services](/wp-content/uploads/2017/07/cloud-manager.gif)
Cloud Managed Services
Dependendo das suas necessidades de TI, os MSPs da nuvem também podem gerenciar monitoramento e relatórios. Testes de desempenho, backup e recuperação, também são tarefas para a equipe de TI. Com preços mensais fixos, a contratação de um provedor de serviços gerenciados pela nuvem é geralmente menos dispendiosa do que uma equipe interna.
Um fornecedor de nuvem gerenciada deve oferecer aos seus clientes, grandes economias de especialização. Os engenheiros do provedor certamente gerenciam não apenas a computação. Mas também o armazenamento, as redes e os sistemas operacionais dos clientes. E além disso, as ferramentas complexas e as pilhas de aplicativos que correm em cima dessa infraestrutura.
Estes incluem os mais recentes bancos de dados e plataformas de comércio eletrônico. Bem como, ferramentas de automação DevOps . A nuvem gerenciada permite que cada cliente escolha quais funções de TI deseja gerenciar internamente. E naturalmente, deixando o restante ao seu provedor de serviços.
Cloud Managed Services, no nível da infraestrutura inclui os seguintes itens:
- Orientação de arquitetura.
- Administração e operações do sistema – Ops.
- Sistema de monitoramento, alertas e relatórios.
- Teste de desempenho e ajuste.
- Comunicações proativas e suporte 24 × 7.
- Um único ponto de contato para suporte.
- Gerenciamento de DNS.
- Gerenciamento de segurança e conformidade.
- Backup e recuperação de desastres.
- Administração de banco de dados.
- Suporte para desenvolvedores e treinamento.
Estes são alguns itens que devem ser analisados, na contratação de uma nuvem gerenciada.
No nível de aplicativos e ferramentas, os serviços gerenciados da nuvem incluem:
- Ferramentas de automação DevOps: Chef, Puppet, Salt, Ansible, LogStash.
- Implementação de aplicativos, dimensionamento e gerenciamento de ciclo de vida.
- Gerenciamento de banco de dados especializado: MySQL, MongoDB , Redis, Hadoop.
- Virtualização gerenciada no VMware vCloud.
- Gerenciamento de aplicativos da Microsoft: e-mail do SharePoint, Exchange, Lync.
- Implementação e gerenciamento de OpenStack Private Cloud
- Gerenciamento da plataforma de marketing digital: Magento, Oracle ATG, Hybris, Drupal, WordPress.
Uma boa maneira de enquadrar a nuvem gerenciada é descrever as principais alternativas a ela:
Detalhes Conclusivos
Os Serviços Gerenciados oferecem uma vasta gama de opções, incluindo backup de dados, recuperação de dados, atualizações de hardware, instalações de software, gerenciamento de patches, auditoria de segurança e muito mais. Este modelo (Cloud Managed Services) particularmente se adéqua às empresas de startup, que não querem gastar na equipe interna de gerenciamento de infraestrutura de TI.
Este serviço ajuda-os a desfrutar da infraestrutura de TI atualizada, sem se preocupar com os desafios ou riscos envolvidos. Os serviços de computação informática podem ser aproveitados conforme as necessidades dos usuários.
A maioria dos CSPs permite que os usuários aproveitem o modelo de Software como Serviço – SAAS. Este modelo permite que um usuário use o aplicativo da nuvem para atender às suas necessidades de armazenamento de dados.