O que é Cloud Managed Services

O termo Cloud Managed Services significa os serviços gerenciados de nuvem. Este termo refere-se à terceirização de gerenciamento de TI diário para serviços baseados em nuvem. E também o suporte técnico para automatizar e aprimorar suas operações comerciais.
Muitas vezes, os departamentos internos de TI não possuem as habilidades para monitorar e manter um ambiente de nuvem efetivamente. Nessas situações, uma empresa contrata um provedor de serviços terceirizados de terceiros para gerenciar a segurança da nuvem, computação, armazenamento, operações de rede, pilhas de aplicativos, fornecedores e muito mais.

Cloud Managed Services
Dependendo das suas necessidades de TI, os MSPs da nuvem também podem gerenciar monitoramento e relatórios. Testes de desempenho, backup e recuperação, também são tarefas para a equipe de TI. Com preços mensais fixos, a contratação de um provedor de serviços gerenciados pela nuvem é geralmente menos dispendiosa do que uma equipe interna.
Um fornecedor de nuvem gerenciada deve oferecer aos seus clientes, grandes economias de especialização. Os engenheiros do provedor certamente gerenciam não apenas a computação. Mas também o armazenamento, as redes e os sistemas operacionais dos clientes. E além disso, as ferramentas complexas e as pilhas de aplicativos que correm em cima dessa infraestrutura.
Estes incluem os mais recentes bancos de dados e plataformas de comércio eletrônico. Bem como, ferramentas de automação DevOps . A nuvem gerenciada permite que cada cliente escolha quais funções de TI deseja gerenciar internamente. E naturalmente, deixando o restante ao seu provedor de serviços.
Cloud Managed Services, no nível da infraestrutura inclui os seguintes itens:
- Orientação de arquitetura.
- Administração e operações do sistema – Ops.
- Sistema de monitoramento, alertas e relatórios.
- Teste de desempenho e ajuste.
- Comunicações proativas e suporte 24 × 7.
- Um único ponto de contato para suporte.
- Gerenciamento de DNS.
- Gerenciamento de segurança e conformidade.
- Backup e recuperação de desastres.
- Administração de banco de dados.
- Suporte para desenvolvedores e treinamento.
Estes são alguns itens que devem ser analisados, na contratação de uma nuvem gerenciada.
No nível de aplicativos e ferramentas, os serviços gerenciados da nuvem incluem:
- Ferramentas de automação DevOps: Chef, Puppet, Salt, Ansible, LogStash.
- Implementação de aplicativos, dimensionamento e gerenciamento de ciclo de vida.
- Gerenciamento de banco de dados especializado: MySQL, MongoDB , Redis, Hadoop.
- Virtualização gerenciada no VMware vCloud.
- Gerenciamento de aplicativos da Microsoft: e-mail do SharePoint, Exchange, Lync.
- Implementação e gerenciamento de OpenStack Private Cloud
- Gerenciamento da plataforma de marketing digital: Magento, Oracle ATG, Hybris, Drupal, WordPress.
Uma boa maneira de enquadrar a nuvem gerenciada é descrever as principais alternativas a ela:
Detalhes Conclusivos
Os Serviços Gerenciados oferecem uma vasta gama de opções, incluindo backup de dados, recuperação de dados, atualizações de hardware, instalações de software, gerenciamento de patches, auditoria de segurança e muito mais. Este modelo (Cloud Managed Services) particularmente se adéqua às empresas de startup, que não querem gastar na equipe interna de gerenciamento de infraestrutura de TI.
Este serviço ajuda-os a desfrutar da infraestrutura de TI atualizada, sem se preocupar com os desafios ou riscos envolvidos. Os serviços de computação informática podem ser aproveitados conforme as necessidades dos usuários.
A maioria dos CSPs permite que os usuários aproveitem o modelo de Software como Serviço – SAAS. Este modelo permite que um usuário use o aplicativo da nuvem para atender às suas necessidades de armazenamento de dados.
Melhor Empresa de Hospedagem na Web:
| ⭐ | Avaliação Média: 4.8 de 5 estrelas |
| 💵 | Faixa de Preço: R$ Consulte os Preços |
Value Host é a melhor empresa pelos servidores modernos e suporte de primeira linha.
1. O que são Cloud Managed Services?
Cloud Managed Services são serviços terceirizados de gestão e suporte para ambientes em nuvem. Eles incluem monitoramento, manutenção, segurança, backup e otimização de recursos, permitindo que empresas foquem em suas atividades principais enquanto especialistas cuidam da infraestrutura em nuvem.
2. Quais são os principais benefícios dos Cloud Managed Services?
Os principais benefícios incluem redução de custos operacionais, aumento da segurança, disponibilidade contínua, escalabilidade e acesso a especialistas em nuvem. Isso garante maior eficiência e agilidade para as empresas, além de permitir uma resposta rápida a incidentes ou mudanças de demanda.
3. Quais tipos de empresas podem se beneficiar de Cloud Managed Services?
Empresas de todos os portes e setores podem se beneficiar, especialmente aquelas que desejam migrar para a nuvem, otimizar operações ou não possuem equipe interna especializada. Startups, PMEs e grandes corporações utilizam esses serviços para manter a competitividade e a inovação.
4. Cloud Managed Services são seguros?
Sim, provedores de Cloud Managed Services implementam práticas avançadas de segurança, como monitoramento 24/7, atualizações automáticas, criptografia e backups regulares. Eles seguem padrões internacionais e garantem a conformidade com regulamentações, reduzindo riscos de ataques e vazamentos de dados.
5. Qual a diferença entre Cloud Managed Services e serviços tradicionais de TI?
A principal diferença está no foco e na flexibilidade. Cloud Managed Services são voltados para ambientes em nuvem, com automação, escalabilidade e suporte remoto contínuo, enquanto serviços tradicionais de TI geralmente lidam com infraestrutura local, exigindo mais recursos internos e manutenção manual.






