Internet Diversos

A História da Internet no Brasil, do Dial Up à Banda Larga

A história da internet no Brasil começou em 1987, quando a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que é uma base de pesquisa mantida pelo Estado de São Paulo e a LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica, trocaram pacotes de dados com instituições americanas usando o protocolo TCP / IP.

Nesta época, havia cerca de 10.000 hosts nos EUA. Embora a FAPESP e a LNCC sejam entidades oficiais, esta primeira conexão com a internet foi uma iniciativa de indivíduos e não projetos institucionais ou nacionais.

A história da internet no Brasil e os primeiros passos

Em termos resumido, a internet no Brasil começou a ser desenvolvida junto ao meio acadêmico e científico. Essa fato histórico aconteceu no final dos anos 1980. Contudo, no seu início, o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa.

A História da Internet no Brasil

Já no ano de 1987, a Embratel era a transportadora de longa distância monopolista no Brasil, para voz e dados. Embora a empresa não usasse TCP / IP o Brasil tinha restrições legais, para importar hardware de computador, o que fazia com que os computadores fossem obsoletos e caros. Esses fatos tornaram ainda mais impressionantes os esforços desses pioneiros.

Estudos e projetos sobre este início

Em 1988, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, conectada à UCLA – Universidade da Califórnia em Los Angeles, usando o know-how e a infraestrutura da UFRJ, várias outras universidades e centros de pesquisa também implementaram sua conexão com a internet. Todos os circuitos, entretanto, foram contratados diretamente com a Embratel. Daí, a necessidade de uma espinha dorsal começou a ser discutida.

Em 1990, o Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia a criação da RNP – Rede Nacional de Pesquisas, com o objetivo de projetar e implementar uma espinha dorsal para internet no Brasil. A estrutura da RNP foi concebida para fins de pesquisa e acadêmicos, naquele ano. Mas, mesmo assim, teve alguma importância nos primeiros horários da internet comercial.

Os desafios da Internet no Brasil

Como esperado, o backbone da RNP enfrentou vários problemas. Um deles, foi a falta de recursos financeiros. Um grande impulso ao projeto foi o fato de que, em 1992, o Brasil seria o anfitrião da Eco-Summit. Este era um grande evento que traria milhares de jornalistas e que transmitia dados para seus respectivos países.

A Embratel, de propriedade estatal, realizou investimentos para melhorar sua estrutura TCP / IP. Já em junho de 1992, quando a cúpula foi aberta pela primeira vez, usuários não acadêmicos obtiveram acesso à Internet.

De 1992 a 1995, houve uma rápida expansão da RNP e sua espinha dorsal. Mas em 1995, a maioria dos centros acadêmicos e de pesquisa desejavam ter acesso à espinha dorsal. Estima-se que, em 1995, havia cerca de 10 mil hosts conectados à internet brasileira. Todos com uma média de aproximadamente, seis usuários por máquina, totalizando 60 mil usuários brasileiros de internet.

A Internet no Brasil e sua expansão

Ainda em 1995, em um reconhecimento tardio da Revolução causado pela internet, o forte Ministério das Comunicações junta-se ao Ministério da Ciência e decide expandir a estrutura brasileira. Nesta época, as injeções de dinheiro causaram não apenas os padrões de projeto para melhorar, mas também a implementação para acompanhar de perto os horários. Além disso, a Embratel dedica mais atenção à internet.

Em maio de 1995, os Ministérios da Comunicação e da Ciência anunciam a criação de um Comitê Diretor de Internet. O Comitê seria composto por membros do governo, empresas de telefonia, operadores de backbone, ISPs, universidades e usuários.

A evolução e o surgimentos de portais

Em 1996 surgem os dois primeiros portais privados na internet do Brasil: Zaz e UOL. No ano seguinte, alguns órgãos públicos foram informatizados. O governo também desenvolveu um serviço permitindo a entrega da declaração do imposto de renda por meio da Internet.

Em 1998, juntamente com todo o sistema de telecomunicações brasileiro, a Embratel é privatizada. Ela foi comprada pela American MCI. Os backbones brasileiros expandiram-se muito mais rápido.

Neste mesmo ano, assim como em outros lugares do mundo, a Internet cresce rapidamente no Brasil. Os jogadores globais em todos os setores da Internet estabeleceram uma presença no Brasil, tornando-se um importante país da internet.

Os primeiros provedores de Internet no Brasil

Em 2000, surgem os primeiros provedores de acesso gratuito, como o iG. Este oferecia e-mail grátis, além de conexão discada. No entanto, esses provedores funcionavam por meio de propagandas e banners colocados sobre o navegador.

Dessa maneira, o modelo se provou insustentável, no mesmo ano e esses provedores começaram a fechar. Ainda no mesmo ano, surgem os primeiros provedores de acesso por tecnologias de banda larga como o ADSL. E com isso, foi aumentando a qualidade da conexão e permitindo pela primeira vez a transmissão de vídeo.

A evolução da Internet no Brasil

Durante a década de 2000, surgiram as empresas, que foram conhecendo a importância da internet, para vender produtos e prestar serviços. E além disso, divulgar seus negócios e até que sugiram as principais redes de lojas virtuais.

As compras pela internet tinham crescimentos substanciais. Também a partir desta década, o Brasil se tornou uma potência no mundo das comunicações pela internet. Os provedores de banda larga se expandindo para todo o território, chegando em locais mais distantes dos grandes centros.

Em 2016, do mesmo modo, as compras pela Internet no Brasil superam as compras em lojas físicas. Ano após ano, essa tendência só tem a aumentar.

Em 2017 o Brasil já alcançou um patamar de usuários conectados, comparado aos de muitos países populosos e desenvolvidos. A história da Internet no Brasil, contada assim.

Fontes de leituras e dados adaptados: v-brazil.com – homepages.dcc.ufmg.br

Editor iCloud

A edição do site icloud.com.br é feita pelo administrador do site. Criamos conteúdo para levar conhecimento aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo