Cloud Computing

Infraestrutura e Componentes da Computação em Nuvem

Neste tutorial vamos exibir algumas dicas sobre a infraestrutura e componentes da computação em nuvem. Existem variedades entre as diferentes soluções de computação em nuvem e sua infraestrutura dependendo do provedor.

Ainda, em termos gerais, podemos delinear algumas semelhanças básicas. Na maioria dos casos, a computação em nuvem depende do seguinte:

Componentes da Computação em Nuvem

Hipervisor

Hypervisor é um programa de firmware ou de baixo nível que atua como um Virtual Machine Manager. Ele, no entanto, permite compartilhar a instância física única de recursos de nuvem entre vários inquilinos.

Software de implantação

Isso ajuda a implantar e integrar a aplicação na nuvem para iniciar um gerenciamento mais eficaz.

Software de gerenciamento

O software de gerenciamento, como alguns componentes da computação em nuvem, ajuda a manter e configurar a infraestrutura de suas aplicações em nuvem. E além disso, ajuda qualquer outro projeto relacionado no Servidor.

Rede

Este é o principal componente da infraestrutura da nuvem. A rede permite conectar serviços da nuvem pela Internet. Do mesmo modo, também é possível entregar a rede como um utilitário pela Internet. O que significa que o cliente pode personalizar a rota e o protocolo da rede.

Servidor

O servidor ajuda a calcular o compartilhamento de recursos e oferece outros serviços, como alocação de recursos e deslocação, monitorando os recursos, fornecendo segurança etc.

Armazenamento

A Nuvem mantém múltiplas réplicas de armazenamento. Se um dos recursos de armazenamento falhar, ele pode ser extraído de outro, o que torna a computação em nuvem mais confiável.

Sistema de arquivos distribuídos em vários discos rígidos e máquinas

Este sistema fornece redundância, alta velocidade e confiabilidade. Os dados nunca são armazenados em um único lugar e, quando uma unidade falha, seu lugar é tomado automaticamente por outro.

Para o leitor, pode ser importante saber que o espaço em disco do usuário é alocado no sistema de arquivos distribuídos. Embora esta tecnologia garanta alta confiabilidade para os arquivos do usuário, é mais caro do que uma solução padrão sem replicação de dados.

Algoritmo para alocação de recursos

A computação em nuvem é um ambiente distribuído complexo e depende fortemente de algoritmos fortes para alocar adequadamente CPU e RAM. E também operações de disco rígido para usuários finais e processos principais em um sistema mútuo e compartilhado. Aqui vem a questão da contabilidade de recursos e existem duas alternativas distintas.

A primeira é estritamente orientado para o uso, onde você possui um número limitado de unidades. Tais unidades podem ser conectadas à CPU e, ou ao uso da memória, ao tempo. Ou então podem ser um indicador composto. Isso abrange geralmente a ideia de computação de utilidade. Como um todo, ele dá alguma flexibilidade, mas é mais caro a longo prazo.

Mais detalhes sobre componentes da computação em nuvem

Um bom exemplo do que estamos falando é a hospedagem na web. Quando esta alternativa deve ser preferida? Você tem um site pequeno com baixo tráfego constante e uso de recursos. Embora o ponto chave seja que você espera picos raros, por exemplo: uma vez por mês. Neste caso, você paga apenas pelo excesso de pico, mas não investe muito dinheiro para capacidade dedicada.

A segunda alternativa é a pré-alocação de capacidade. Neste caso, existem planos diferentes com recursos constantes predefinidos: memória e CPU dedicada. Isso, no entanto, ainda dá flexibilidade para atualizar os recursos sob demanda. Mas também permite preços mais baixos para maior uso de recursos no longo prazo.

Para citar outro exemplo, agora a hospedagem web mostra que a alternativa de pré-alocação de capacidade é adequada, para sites de tamanho médio a grande, com tráfego constante. É uma alternativa mais confiável para um servidor dedicado e menor preço. Uma vez que é semelhante aos servidores dedicados, é chamado de servidor dedicado virtual, ou servidor de nuvem virtual.

Conclusão sobre os componentes da computação em nuvem

No decorrer dos dias e com o surgimento de novas tecnologias, as organizações utilizam infraestrutura em nuvem para criar nuvens híbridas e privadas que oferecem serviços de computação em nuvem. Para oferecer efetivamente os benefícios da computação em nuvem, as organizações estão implementando infraestrutura habilitada para nuvem, como parte de sua modernização do data center. E consequentemente, levando estes benefícios para seus clientes.

Editor iCloud

A edição do site icloud.com.br é feita pelo administrador do site. Criamos conteúdo para levar conhecimento aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo