Smartphones

Android P: gestos lembram o estilo do iPhone X

Os novos gestos do Android P não estão ativados por padrão na versão beta pública, mas você pode ativá-los no aplicativo Configurações. O tradicional menu de três botões é substituído por um botão home virtual quando você ativa o recurso. E parece uma versão mais compacta do botão home virtual oblongo do iPhone X.

O botão home do Android P está presente em todos os momentos, enquanto o da Apple só é visível às vezes.

Alternando entre aplicativos Android P

Esse gesto é bem parecido no iPhone X e no Android P. Basta arrastar o botão, ou barra inicial para a esquerda ou para a direita para percorrer os aplicativos abertos. A implementação do Google é um pouco melhor e mais rápida, embora seja evidente no vídeo abaixo.

Android P

O bom trabalho no Android P

O Google fez um excelente trabalho, tornando os gestos fluidos e responsivos, e o menu multitarefa de rolagem horizontal é ótimo.

As animações também são ótimas, adicionando um bom senso de movimento para o sistema operacional sem abrandar as coisas. Embora seja possível menos poderosos telefones Android pode ter um problema.

E a barra de pesquisa permanente recém-adicionada e o acesso à gaveta de aplicativos de qualquer lugar do SO. Estas são adições vitais que não sei como ficamos sem tempo por tanto tempo.

Um suposto problema em relação ao iPhone X

Talvez um suposto problema é que, ao contrário da Apple, o Google está tentando ter seu bolo e comê-lo também.  Claro, os gestos estão lá, mas para coisas cruciais como o botão home e o botão voltar, ele fica com botões antigos normais. Para aumentar a confusão, o botão Voltar agora é contextual, aparecendo apenas em certas situações em que você pode usá-lo.

As novas atualizações para o sistema operacional do Google.

O Android P traz um monte de novas atualizações para o sistema operacional do Google. E uma das maiores é o novo sistema de interface baseado em gestos. Um sistema que muitos notaram é bastante semelhante à que a Apple apresentou no iPhone X no ano passado. O que, claro, levanta a questão: quem faz gestos melhores?

Tendo experimentado os dois sistemas, há muitas boas idéias na interação do Android com a função, mas como outros já notaram. O Google simplesmente não está disposto a se comprometer totalmente, com o sistema de gestos.  Android P ficou preso entre os antigos botões de software do Google e algo mais desenvolvido como o iPhone X.

Comutação de App talvez melhor no iPhone

Os gestos da Apple também superaram o do Google quando se trata de alternar rapidamente entre aplicativos. Enquanto os dois permitem que você deslize na barra inicial para rolar entre os aplicativos, o processo da Apple é muito mais simples. Consequentemente, pode levar você de um aplicativo para outro na velocidade da luz sem primeiro exibir o menu completo de multitarefa.

O sistema operacional do Google não oferece esse nível de conveniência, em vez de exibir o menu completo de rolagem a cada vez. Mesmo que você esteja apenas alternando entre dois aplicativos. É um pouco mais lento e mais jovial que o sistema da Apple. Embora o Google provavelmente seja melhor se você precisar rolar mais para um aplicativo usado menos recentemente.

Os gestos do Google são os da Apple?

Existem algumas áreas onde os gestos do Google são os da Apple. No entanto, o fato de você poder fechar aplicativos a partir da visualização multitarefa com apenas um deslize para cima. Em vez de primeiro ter que segurar a pré-visualização antes de sair, é algo que a Apple precisa, francamente, ativar em seus próprios dispositivos.

Portanto, o acesso aos aplicativos e à barra de pesquisa sugeridos nesse menu também é muito mais útil do que a Apple, que o coloca em uma parte separada do sistema operacional.

O Android P ainda está na versão Beta.

É importante ter em mente que o Google ainda está trabalhando no Android P – essa é apenas uma visualização do desenvolvedor. Então é possível que isso ainda possa mudar entre hoje e a versão final no outono. Mas em sua iteração atual, o Google ainda está preso entre a antiga interface do usuário baseada em botões do passado e os gestos do futuro, e se P tentar controlar o sistema da Apple aqui, ele precisará escolher um lado.

Ao contrário da Apple, o Google não está abandonando completamente a barra de navegação do Android P. Em vez disso, ele adotou uma abordagem muito mista, com a barra de navegação sendo oculta apenas em determinados cenários. E ainda aparecendo dentro dos aplicativos. Isso significa que a área real de visualização de conteúdo ainda permanecerá a mesma. Embora os gestos ajudem a acelerar bastante a navegação e ajudem no uso com uma mão.

Editor iCloud

A edição do site icloud.com.br é feita pelo administrador do site. Criamos conteúdo para levar conhecimento aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo