O Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo premiado - CMS, que permite a criação de sites e poderosos aplicativos online. Muitos aspectos, incluindo sua facilidade de uso e extensibilidade, tornaram o Joomla o software de site mais popular disponível. O melhor de tudo, Joomla é uma solução de código aberto que está disponível gratuitamente para todos.
O poderoso Software de CMS
O Joomla 3.0 tomou-se um software mais top, seu topo, fundo e lado criam uma aparência totalmente nova e faz sentir, juntamente com muitas outras características dinâmicas, recursos que trazem Joomla para a vanguarda do mundo do sistema de gerenciamento de conteúdo. Você pode baixar Joomla neste link
Algumas características de Joomla
- A incorporação do Bootstrap em um pacote de mídia transforma este CMS totalmente responsivo. E tem também um novo modelo de administrador, responsivo.
- Um novo modelo de frontend Protostar construído usando Bootstrap e modelo acessível atualizado chamado Beez3
- Driver PostgreSQL. Você será capaz de executar sites Joomla 3.0 usando o banco de dados PostgreSQL.
- Driver PHP Memcached
- Instalação de pacotes de idiomas diretamente do gerenciador de extensões e grupo de usuários convidado por padrão
- Novo módulo de estatísticas de administrador, com atualização TinyMCE para a versão 3.5.6
- Limpeza contínua de códigos, arquivos e campos e tabelas de banco de dados não utilizados mais antigos e padronização melhorada de tabelas.
- Melhorias na Pesquisa Inteligente
Trabalho extensivo sobre padronização e consistência de estilo de código, além de uma variedade de Templates gratuitos e Premium, que podem ser personalizados, dando a sensação de exclusividade.
O Joomla é melhor que o WordPress?
Como criar um site com Joomla?
Nos mesmos moldes de outros CMS como o WordPress é possível criar um site com Joomla. A seguir vamos ver como instalar o Joomla no servidor com cPanel e configurar um site de conteúdo.
Como posso saber se um site é Joomla?
O Joomla é seguro?
Como Instalar o Joomla no servidor com cPanel?
Primeiramente você deve baixar o Joomla. Depois descompacte o arquivo e salve em uma pasta no seu computador.
Agora use um programa de FTP para enviar os arquivos para a pasta raiz do servidor, por exemplo: puclic_html, ou outra pastas que você desejar criar para instalar seu web site. Por padrão recomendamos public_html.
Nesse meio tempo acesse sua conta no cPanel e crie um banco de dados para ser conectado ao CMS. Você deve criar também um usuário e dar todos os privilégios a ele.
Nós temos um tutorial para criar banco de dados aqui. Embora seja para uma instalação de WordPress ele atende perfeitamente as regras para a criação de banco para qualquer CMS.
Uma vez criado o banco de dados e os arquivos tenha sido transferidos para o servidor chegou a hora de instalar Joomla.
Instalando Joomla no servidor cPanel
Visite o domínio do site em um navegador da web. Se você enviar os arquivos para uma subpasta, adicione o nome da subpasta ao final do domínio, por exemplo, https://seusite.com.br/nome-da-pasta e siga os procedimentos mencionados abaixo.
A primeira etapa na instalação do Joomla é selecionar o idioma e preencher todos os campos do formulário na guia Main Configuration.
A guia Configurações
- Nome do site: O nome do seu site - isto pode ser alterado a qualquer momento posteriormente na página de configuração global do site.
- Descrição: Insira uma descrição do site, se desejar, caso contrário pode deixar em branco.
- Nome de usuário e senha do administrador: Joomla usa um admin por padrão como nome de usuário para o super usuário. Você pode deixar como está ou pode alterá-lo.
- Defina uma senha: após definir o nome de usuário crie sua senha e guarde-a em um local seguro.
Update - 2021.03.15Site offline: Clique na caixa Sim ou Não. Sim - isso significa que quando a instalação for concluída, seu site Joomla exibirá a mensagem O site está offline quando você navegar atéseusite.com.br
para visualizar a página inicial. Não - isso significa que o site está ativo quando você navega emseusite.com.br
para visualizar a página inicial. Você pode usar a Configuração Global do Site na interface de Administração para alterar o status Offline a qualquer momento. - Clique no botão Avançar.
A guia Banco de Dados
- Tipo de banco de dados: MySQLi é o banco de dados comum usado, mas você pode selecionar MariaDB se estiver disponível, embora o MySQL seja o mais recomendado.
- Hostname: Onde seu banco de dados está localizado? Comum é localhost, mas alguns hosts usam um servidor de banco de dados específico, como dbserver1.yourhost.com
- Nome de usuário: o nome de usuário usado para se conectar ao banco de dados
- Senha: a senha do nome de usuário do banco de dados. Mantenha em branco se não salvou a senha ao criar o banco de dados.
- Nome do banco de dados: o nome do banco de dados.
- Clique no próximo botão para prosseguir.
Finalizando a Instalação do Joomla
- Clique no botão de instalação e levará algum tempo para terminar o processo de instalação.
- Você será presenteado com um Parabéns muito semelhante. Joomla agora está instalado a tela.
Agora você pode excluir a instalação pasta. Clique em Remover pasta de instalação e uma mensagem de sucesso aparecerá. Depois disso, você pode navegar até o login do Administrador clicando em Administrador ou ir direto ao seu site clicando em Site .
Partes importantes para finalizar a instalação do Joomla
- Na parte superior, você pode escolher se deseja instalar os dados de amostra. Para o propósito deste tutorial do Joomla, deixe em Nenhum.
- Em Visão geral, determine se a instalação deve enviar a configuração para o endereço de e-mail de seu super usuário.
- Além disso, você só precisa verificar se está tudo como você gosta e se o seu ambiente de servidor atende aos requisitos do Joomla.
- Quando tudo isso for o caso, você pode clicar em Instalar.
- O Joomla irá então configurar o CMS em seu servidor.
- Quando terminar, você verá esta tela de instalação bem-sucedida.
Acesse seu site Joomla pela primeira vez
Depois da instalação do CMS Joomla não pense que está tudo feito. Ainda há muita coisa a fazer, principalmente criar todo o conteúdo do site. Você, apenas está começando seu projeto e eu aproveito para lhe desejar todo sucesso do mundo. Neste ponto, quando você vai para o endereço onde está o seu novo site Joomla, o front end se parece com este:
A primeira vista não é tão impressionante? Exatamente! Para fazer qualquer alteração, primeiro temos que entrar no back-end do Joomla. Para isso, acesse seusite.com.br/admin e lá você pode ver um painel cheio de opções de configurações e o local para instalar um tema Joomla. Também existem opções para instalar extensões e muito mais. Agora é com você!
Na tela a seguir, digite seu nome de usuário e senha escolhidos para acessar o painel de controle do Joomla.
A área administrativa do Joomla
No painel de controle, você encontra as mesmas opções do painel de controle e mais algumas. Isso é o que os diferentes menus contêm:
- Sistema - acesso ao painel de controle, configurações do site, itens de conteúdo pendentes ou bloqueados, a opção de limpar o cache e visualizar informações do sistema: site, servidor e ambiente.
- Usuários - gerencie usuários, grupos de usuários e níveis de acesso, adicione notas sobre usuários, lide com solicitações relacionadas à privacidade, visualize logs de usuários e envie e-mails em massa para todos em seu site.
- Menus - como o nome sugere, contém todas as opções sobre a criação e gerenciamento de menus.
- Conteúdo - nesta seção você pode adicionar artigos e taxonomias, atribua conteúdo em destaque e gerencie os arquivos de mídia do seu site.
- Componentes - crie e gerencie banners de sites, contatos, atualizações de sites, mensagens privadas, associações multilíngues e feeds de notícias. Ele também fornece acesso a mensagens de pós-instalação, permite que você configure redirecionamentos; embora você precise de um plugin para isso; visualize os termos de pesquisa do site, use a pesquisa inteligente e gerenciar tags.
- Extensões - permite que você instale, atualize, gerencie, configure, encontre e solucione problemas de extensões. Neste menu, você também pode ver o estado de seu banco de dados e atualizar seu site.
- Ajuda - Acesso direto a tópicos de ajuda importantes na documentação oficial .
Tudo limpo até agora? Então vamos em frente.
Selecione um modelo de tema para o seu site
Como outros CMS, o Joomla oferece uma maneira de mudar o design do seu site sem codificação, que é o que veremos nesta etapa do tutorial. No Joomla, a aparência, sensação e funcionalidade de todo o seu site dependem inteiramente dos chamados temas.
Existem modelos Joomla gratuitos e premium disponíveis. No entanto, encontrar um pode ser complicado. Infelizmente, o CMS não possui um diretório central para isso. Portanto, você precisa procurar lojas para encontrá-los. Muitos dos que vendem temas premium também oferecem versões gratuitas para fazer um test drive. Aqui estão alguns lugares para começar:
Você pode selecionar um tema que combine com o perfil do seu projeto.
Ao selecionar um modelo, além do seu próprio gosto, preste atenção a algumas características importantes:
- Suporte - É ótimo ter suporte técnico incluído, ter alguém para ajudá-lo com os problemas.
- Atualizações - Joomla atualiza constantemente seu sistema. Certifique-se de que seu fornecedor de modelos faça o mesmo com seus produtos para que funcionem com a versão mais recente.
- Documentação - de vez em quando, você precisará verificar alguns recursos para saber como funcionam. Certifique-se de que haja um lugar onde você possa fazer isso.
- Personalização - Verifique quais recursos de modelo podem ser personalizados por você. Por exemplo, procure modelos que tenham muitas posições de módulo.
Instale o tema que mais lhe agradar. Tudo que você precisa depois disso é criar o conteúdo do seu site.